Porque ter um site?

Seja qual for o ramo de negocio ou mesmo de forma pessoal hoje é fundamental um site na Web.

É extremamente importante, relatar porquê sua empresa necessita de um website, será para vender, divulgar, anunciar? Seja lá qual for o objetivo do website é preciso ter planejamento antes de contratar um "web designer", então apresentamos as seguintes idéias; Um dos pontos cruciais para uma presença online bem sucedida começa com o planejamento. É preciso inicialmente decidir qual será a finalidade do site pra depois implantar o projeto, e não o contrário.  Um grande número de empresas, de todos os tipos, possui hoje alguma forma de presença online. Pode ser um site institucional, um catálogo de produtos, um brandsite, um comércio eletrônico ou qualquer outro formato que se possa imaginar.É muito fácil registrar um domínio, contratar uma hospedagem e pedir para um sobrinho webdesigner “fazer um site”.  

Ou seja, sabemos que muitas empresas têm um site apenas pelo fato de que podem ter. Para elas o importante é ter o site, pois todos têm. Só depois vão descobrir para quê ele serve. Um dos pontos cruciais para uma presença online bem sucedida começa com o planejamento. É preciso inicialmente decidir qual será a finalidade do site pra depois implantar o projeto, e não o contrário. Essa é uma situação na qual a ordem dos fatores altera sim, e muito, o produto. Basicamente existem duas abordagens a serem seguidas: Na primeira a empresa utiliza o site para complementar sua comunicação com os clientes, ou seja, ele atua como uma extensão, um meio e não como um fim. As pessoas utilizam o site para obter mais informações sobre seu produto, serviço, conhecer sua empresa e verificar se vale à pena fazer negócios com você.

A efetivação do negócio não acontece online, mas sim com uma visita do cliente à sua loja, ao supermercado, com a visita de um representante ao cliente, com o envio de um catálogo, com um telefonema ou qualquer outro meio que não a internet.Na segunda abordagem a empresa utiliza o site como um fim, ou seja, como um negócio com vida própria. O site é o lugar aonde o cliente vai para efetivar uma ação, que pode ser comprar um produto, contratar um serviço, inscrever-se para um vestibular, um curso, preenche rum formulário ou qualquer outra coisa.  O site é a única interface entre o cliente e a empresa. Em uma analogia com o mundo real ele é ao mesmo tempo o vendedor, o caixa e o empacotador; a hostess, o garçom e o cozinheiro; ou seja, é ele quem recebe o cliente, informa sobre o produto, efetua a venda, recebe o dinheiro e faz a entrega.